16 junho 2007

Aspartame. Doce Veneno


Autor:Carlos Braghini Jr.
Quando o café chega à sua mesa, você puxa a caixinha com os pacotinhos, pega um de açúcar e se lembra que está querendo controlar seu peso, devolve ao montinho e pega um pacote menor, lê atentamente e confirma: é aspartame. Agora você está aliviado, pois se sente livre dos males do açúcar. Mas, quem é meu paciente há mais tempo já sabe que o resultado não é bem o que você espera. Quem recebe meus e-mails também.
Afinal, há alguns meses eu contei que o aspartame é um bom veneno para acabar com as formigas. Acabei de ler uma história de uma senhora que teve um problema com formigas, e depois de gastar seus dólares com um exterminador profissional e com venenos industriais, descarregou dois pacotes de aspartame nos cantos de seu banheiro e matou as formigas.1

Não é nenhuma surpresa para quem sabe que o aspartame é uma neurotoxina. Na verdade a FDA (Food and Drug Administration), assim o classificava até que na década de 80 ele foi aprovado para uso alimentício como substituinte do açúcar. Uma curiosidade para aqueles que acreditam em teorias conspiratórias: O presidente dos EUA era Ronald Reagan e o executivo principal da fabricante do aspartame (Searle) era Donald Rumsfield.
Bem, já sabemos que o aspartame não faz bem para as formigas, mas como não ficar com um pé atrás quando comemos sorvetes, doces ou tomamos um refrigerante diet ou zero? Ou qualquer dos outros 5.000 produtos que usam aspartame?
O aspartame está implicado em 75% de todos os efeitos colaterais informados ao Adverse Reaction Monitoring System (ARMS), com 10.000 queixas só em 1994. E a própria FDA admite que cerca de 1% daqueles que experimentam efeitos colaterais realmente os informa. Isso traz o número real para próximo de um milhão.2

Abaixo, destaco algumas dentre as 92 reações que você pode experimentar usando aspartame:


Ataques de ansiedade
Artrite
Asma
Fadiga crônica
Diarréia
Formigamento nas extremidades
Insônia
Perda de memória
Náusea ou vômito
Convulsões
Vertigem
Enxaqueca

Algumas evidências são tão fortes que os pilotos de aeronaves são rotineiramente advertidos sobre os perigos de aspartame. As revistas da Aeronáutica (Flying Safety) e da Marinha (Navy Physiology) têm publicado artigos advertindo os pilotos sobre os efeitos colaterais.2
O que é pior, as maiorias das pessoas e dos médicos não têm nenhuma idéia de que o aspartame possa ser causa destes sintomas.
Um número alarmante: 62% de ratos alimentados com aspartame morre de vários cânceres, incluindo leucemia. Além do câncer e dos sintomas listados acima, o aspartame também pode levar à morte repentina.3 Mas como relacionar estes experimentos com a quantidade de aspartame que você consome?
A FDA indica que o Limite de Ingestão Diário (ADI, do inglês Acceptable Daily Intake) para o aspartame é de 50mg por quilograma de peso corporal. Um americano médio consome 30mg/kg, mas muitos excedem este valor. As crianças, principalmente, podem alcançar esse limite com um copo de refrigerante diet (ou zero, para ficar na moda).
O que perturba alguns pesquisadores é que alguns destes trabalhos com ratos mostram índices aumentados de câncer em ratos que consumiram apenas 40% do ADI; ratos comendo somente 8% do ADI também tinham índices de câncer aumentados.
O neurocirurgião Russell Blaylock, uma autoridade sobre os perigos de aspartame, disse: "Este estudo indica fortemente que beber uma única lata de refrigerante diet (ou zero) por dia aumenta significativamente o risco de desenvolver um linfoma ou uma leucemia".4
Se você sofre de qualquer dos sintomas que apresentei e consome aspartame, sugiro parar por 60 dias, e observe o que acontece.

1. Jensen J. Aspartame – The World's Best Ant Poison. The Idaho Observer. June 2006.

2. Gold M. The Bitter Truth about Artificial Sweeteners. NEXUS Magazine. Oct/Nov 1995.

3. Soffritti M. Aspartame induces lymphomas and leukemias in rats. Eur. J. Oncol., vol. 10, n. 2, 2005

4. Martini B. Aspartame proven to cause cancer. Mission Possible, Jul 21, 2005. http://www.wnho.net

Carlos Braghini Jr.
QuiroPráxis
Núcleo de Quiropraxia & Medicina Integral
Av. das Américas, 500/Bloco 4/Sala 220
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ
22.640-100
Tel: +55 21 3982.2677
http://www.quiropraxis.com.br

http://www.sweetpoison.com/aspartame-side-
effects.html

http://www.sweetpoison.com/
http://www.mercola.com/article/aspartame/dangers.htm
http://www.321recipes.com/aspartame.html
http://www.knowledgedrivenrevolution.com/In_Depth/Aspartame/Aspartame.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.