13 novembro 2008

Ram Bahadur Bomjan. Reencarnação de Buda?

Meditando há seis meses, menino é tido como novo Buda.

Navin Singh Khadka - de Kathmandu

Um adolescente de 18 anos que estaria meditando há seis meses no sul do Nepal é considerado na região a nova encarnação de Buda.

Bamjan estaria meditando há seis meses, sem comer nem beber.
Impressionados com o fenômeno, cientistas têm tentado estudar Ram Bahadur Bamjan sem atrapalhar a sua meditação.
Os amigos e parentes de Bamjan dizem que ele não bebe água há seis meses e que vai continuar assim por seis anos até receber a iluminação, como aconteceu com Buda em Lumbini, a 250 km do Nepal.
Siddartha Gautam, que posteriormente atingiu o Mahanirvana e se tornou Buda, nasceu em 560 A.C.

Visitantes
A façanha do adolescente se espalhou rapidamente e as pessoas da região da vila Ratanapuri começaram a ir ver Bamjan, que está sentado de pernas cruzadas, pose tradicional de Buda, embaixo de uma árvore peepal.
Os seus olhos estão fechados e quase totalmente cobertos pelo cabelo, que cresceu nos últimos meses. O corpo, firme, está envolvido por um xale claro.
A fotografia de Bamjan aparece com frequência nos jornais e as pessoas procuram se atualizar sobre o estado dele.
Muitos na sua região já o adoram como a reencarnação de Buda e adornam a árvore sob a qual ele medita e acendem incensos.
O maior movimento de pessoas gerou oportunidades econômicas.
"Quase 500 mil rúpias (US$ 7 mil) foram depositadas no banco por devotos", diz um alto funcionário do governo local, Prajapati Koirala. O valor não inclui as doações feitas no local.
A população da região criou uma comissão para assegurar que Bamjan tenha o ambiente certo para meditar e para gerenciar o fluxo de visitantes
As pessoas querem saber principalmente se ele fica sentado na mesma pose e medita durante toda a noite, e se ele realmente não come nem bebe nada.
Algumas pessoas dizem que ele não come nada desde começou a meditação, outros dizem que no início ele tomava um líquido leitoso extraído das raízes da árvore.
A maioria dos seres humanos pode sobreviver sem comida por várias semanas, já que o corpo extrai energia dos estoques de gordura e proteína. Mas em média uma pessoa não resiste a mais de três a quatro dias sem água.

Comprovação científica

Os supostos poderes extraordinários de líderes religiosos são raramente submetidos a uma investigação científica, mas a cobrança por provas vem aumentando.
"Nós concordamos em conduzir um exame científico nele", afirmou Koirala.
Segundo ele, cientistas da Academia Real de Ciências e Tecnologia do Nepal estão a caminho de Ratanapuri para examinar o adolescente.
O desafio é fazer isso sem tocar Bamjan.
"Pelo menos os cientistas vão poder ver se ele medita a noite inteira ou não", disse Deekpal Chaudhary, que vende incensos aos visitantes.
O verdadeiro Buda nasceu em 650 A.C.
A família de Bamjan diz que ele sempre foi diferente dos seus quatro irmãos. Ele não falava muito e mantinha-se sempre à distância.
A sua professora de colégio, Saiden Lama, disse que ''ele nunca tocou álcool''.
Ainda segundo a família e os amigos, Bamjan começou a meditar quando voltou de uma viagem a Lumbini, a cidade onde Buda nasceu, e monastérios de Pokhara, no Nepal, e Dehradun, na Índia.
O primo dele, Prem Lama, disse que Bamjan só falou algumas vezes desde que começou a meditar. A primeira vez teria sido quando uma cobra o picou, há cerca de um mês.
O adolescente teria interpretado o incidente como um teste, que precisava superar, disse o primo. Ele já havia sido picado por uma cobra três meses depois de dar início à meditação.
Depois de ser picado, Bamjan teria pedido a ajudantes para pôr uma cortina em volta dele.
"Em menos de uma semana, ele pediu para nós tirarmos a cortina", disse Prem Lama.

Veja aqui a parte 1 do documentario produzido pelo Discovery Channel:

7 comentários:

  1. Veja as outras 4 partes no YouTube.

    ResponderExcluir
  2. Oláa Mick =]
    Pode sim!!
    Só não esqueça de citar a fonte ok?!!
    Namastê

    ResponderExcluir
  3. bom, esqueceram de dizer que o menino sumiu em 2006

    ResponderExcluir
  4. Ele reapareceu em 10 de Novembro de 2008.

    ResponderExcluir
  5. gentem...hellooo...isto nao existe..reencarnaçao nao existe..affff...
    como que alguem pode acreditar nisso?
    nussss

    ResponderExcluir
  6. Um mensageiro de Deus deve ter fala suave, não manifestar materialismo, saber trasncender os egos, mas as pessoas preferem acreditar em lideres de fala rouca de vestimenta cara que são escravos da vaidade.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.